
![]() Campus Campo Grande |
---|
![]() Campus Campo Grande |
![]() Campus Campo Grande |
![]() Teatro Glauce Rocha |
![]() Paliteiro e Biblioteca Central |
![]() Símbolo Centro Acadêmico |
![]() Símbolo do Curso |
A História da História
O curso de História foi implantado em meados de 2001, tendo começado a funcionar, efetivamente, em agosto do mesmo ano, com o ingresso da primeira turma através do chamado vestibular de inverno. Nessa ocasião a procura superou as expectativas. Disputaram 50 vagas 936 candidatos. No ano seguinte estes números sofreram uma queda, mas, a contagem preliminar fornecida pela COPEVE, relativa ao vestibular realizado em 2003, revelou que a demanda superou cursos tradicionais, como, por exemplo, Letras e Química.
Com relação aos demais cursos de História existentes, localizados nas cidades de Aquidauna, Corumbá, Coxim,Dourados e Três Lagoas, a superioridade desses números é expressiva e não se deve somente ao fato deste estar sediado na capital do estado do Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação promovemos vários eventos, todos referendados com seus respectivos Projetos de Extensão, os quais, sem dúvida, atuaram como um importante fator de divulgação do curso.
A História da UFMS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se destaca há mais de quarenta anos, no cenário intelectual nacional.
Ela foi fundada em 1962, época na qual começou a funcionar a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande.
Em 26 de julho de 1966, pela Lei Estadual nº 2620, surgiu o Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande, que reformulou a estrutura anterior e instituiu departamentos. A abertura do curso de Medicina consolidou a nova instituição de ensino superior do centro-oeste brasileiro. Na mesma década, isto é, no ano de 1967, o governo do estado do Mato Grosso criou dois espaços universitários, o Instituto Superior de Pedagogia e o Instituto de Ciências Humanas e Letras, situados, respectivamente, em Corumbá e Três Lagoas. Tinha, assim, iniciado o processo de interiorização da UFMS, aperfeiçoado em 1970, com a fundação dos centros pedagógicos de Aquidauana e Dourados, estes últimos incorporados à Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), instituída pela Lei Estadual nº 2.947 de 16 de setembro de 1969.
Com a divisão do estado de Mato Grosso, ocorreu a federalização da instituição, a qual passou a se denominar, através da promulgação da Lei Federal nº 6.674 de 05 de julho de 1979, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Tomando-se como centro de um círculo hipotético o câmpus de Campo Grande, a UFMS abrange na atualidade, uma extensa área geográfico-educacional que resulta num raio de mais de 500 Km e atinge cerca de cinqüenta municípios, incluindo estados e países limítrofes, tais como o Paraguai e a Bolívia, locais de onde se originam boa parte dos alunos recebidos através de convênios internacionais.
Além da sede em Campo Grande, a UFMS mantém atualmente,câmpus em dez cidades. Em 2001 foram implantados os câmpus de Coxim e Paranaíba. Foi uma importante etapa do processo de interiorização iniciado em 1967, estagnado em 1970 e retomado trinta anos depois com o claro objetivo de estender o ensino público, gratuito e de qualidade aos principais pólos de desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul.